skip to Main Content

Hambúrguer de arroz e cenoura sem glúten

DSC 0275

Uma deliciosa sugestão para aproveitamento de sobras de arroz ou risoto. Muito simples de fazer e você pode usar os ingredientes que tem em casa, ervas e temperos de sua preferencia e criar um delicioso hambúrguer sem glúten.
.
INGREDIENTES
📌2 xícaras de arroz cozido ou sobras de risoto
📌1 xícara de cenoura ralada bem fina (pode ser processada)
📌1 cebola pequena (eu usei roxa porque era o que tinha)
📌1/4 xícara de salsinha picada
📌2 colheres de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
📌1 colher de sopa de molho shoyo (opcional)
📌1 colher de sopa de salsinha desidratada ou orégano
📌1/4 de xícara de farinha de grão de bico ou outra sem glúten
📌óleo vegetal para untar a assadeira
📌sal e pimenta a seu gosto
.
MODO DE PREPARO
Em uma vasilha misture os ingredientes e coloque por ultimo a farinha. Pode usar qualquer tipo de farinha sem glúten. Eu usei de grão de bico porque era o que tinha em casa. Caso você preferir pode usar farinha de trigo integral ou branca na mesma quantidade indicada na receita. O ponto ideal para modelar os hambúrgueres é quando não grudar mais na mão. Caso seja necessário coloque um pouco mais de farinha para conseguir modelar mais facilmente.
.
Faça bolas do tamanho que desejar e modele os hambúrgueres com a mão. Coloque em uma assadeira untada com óleo.
.
Leve ao forno pré-aquecido para assar em uma temperatura de 180C por mais ou menos 30 minutos ou até que esteja dourado. Na metade do processo, vire os hambúrgueres com o auxilio de uma espátula para que fique assado por igual dos dois lados.
.
Pronto, e só servir esta delicia como preferir. Eu servi com um pratão de salada. Se quiser montar o seu hambúrguer com pão, alface, tomate e cebola roxa em rodelas, pepino, abacate, maionese, ketchup…. Fica simplesmente maravilhoso.
.
Fonte: Blog Veganana

Back To Top