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Vídeo original do Facebook Mercy For Animals Brasil

O QUE É VEGANISMO?

“O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. Dos veganos junk food aos veganos crudívoros – e todos mais entre eles – há uma versão do veganismo para todos os gostos. No entanto, uma coisa que todos nós temos em comum é uma dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais.”

Definição criada pela The Vegan Society, da Inglaterra, mais antiga entidade vegana do mundo.

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Vegano – ou vegana –, portanto, é a pessoa que pratica o veganismo, não contribuindo para o sofrimento dos animais.

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Além de ser um alimento rico em vitaminas, fonte de energia e nutrientes, a banana é versátil e pode ser usadas em diversos momentos 😉🍌

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Reposted from @lucasnutriveg
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O feijão, assim como as outras leguminosas, consegue substituir as carnes perfeitamente. 💚

Observações:

📒 Na imagem, foram utilizados os preços médios atualizados e valores nutricionais da carne bovina crua e do feijão branco cru.

📒 O feijão não perde proteínas com o cozimento! Ele apenas hidrata e fica mais pesado. Todavia, ao cozinhar 1 kg de feijão e consumir todo o conteúdo resultante, você obterá as mais de 200 gramas de proteínas e as mais de 70 mg de ferro.

📒 Todas os vegetais têm todos os aminoácidos essenciais à saúde humana, o que varia é a concentração deles. Como você não consome apenas 1 tipo de vegetal diariamente, essas variações de concentrações de aminoácidos serão equilibradas naturalmente com a alimentação diversificada.

Referências:

ALIMENTOS, Tabelas de Composição Nutricional dos. Consumidos no Brasil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística–IBGE, POF 2008-2009, Ministério da Saúde, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Rio de Janeiro, 2011.
BRASIL. Preços médios mensais do varejo. In: Instituto de Economia Agrícola (IEA). [S. l.], 2020. Disponível em: http://ciagri.iea.sp.gov.br/nia1/precos_medios.aspx?cod_sis=4. Acesso em: 19 jan. 2021.
MARIOTTI, François; GARDNER, Christopher D. Dietary Protein and Amino Acids in Vegetarian Diets—A Review. Nutrients, v. 11, n. 11, p. 2661, 2019.
PHILIPPI, Sonia Tucunduva. Tabela de composição de alimentos: suporte para decisão nutricional. In: Tabela de composição de alimentos: suporte para decisão nutricional. p. 164-164. 2013.

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ESPETINHOS DE TOFU AO MOLHO DE AMENDOIM (VEGANA)

INGREDIENTES

📌 1/2 xícara de creme de amendoim sem açúcar
📌 1/2 xícara de água quente
📌 2 colheres (sopa) de shoyu
📌 2 colheres (sopa) de saquê mirin
📌 2 colheres (chá) de óleo de gergelim
📌 1/4 de colher (chá) de pimenta vermelha em flocos
📌 2 dentes de alho picados
📌 400 g de tofu extra-firme, cortado em cubos
📌 1 pimentão vermelho, cortado em pedaços
📌 1/2 abobrinha, cortada em cubos
📌 1 cebola média, cortada em pedaços
📌 250 g de cogumelos, cortado em pedaços (ou ao meio, se pequenos)

MODO DE PREPARO

Mergulhe 10 espetos de bambu em água por 20-30 minutos. Coloque os 7 primeiros ingredientes em uma tigela grande e misture bem. Coloque os cubos de tofu no molho e deixe marinar por 20 minutos. Retire o tofu do molho, em seguida, coloque o tofu, os legumes e os cogumelos nos espetos, intercalando-os.

Leve os espetos à grelha ou churrasqueira por 7-10 minutos (esse tempo pode variar), virando várias vezes e pincelando generosamente com o molho de amendoim. Se sobrar molho, regue sobre os espetos antes de servir.

Rendimento: 4 porções

Fonte: Receita e foto do blog What Would Cathy Eat?

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ARROZ COM FRUTAS SECAS E LENTILHAS (VEGANA)

INGREDIENTES

Para a lentilha:
📌 1 xícara de lentilha
📌 3 xícaras de caldo de legumes
📌 4 cravos-da-índia
📌 1 casca de canela-da-china
📌 Sal a gosto

Para o arroz:
📌 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
📌 1 cebola pequena picada
📌 1/4 de colher (café) de gengibre em pó
📌 1 e 1/2 xícara de arroz
📌 3 colheres (sopa) de vinho branco seco
📌 3 xícaras de água fervente
📌 Sal a gosto

Para finalizar:
📌 1/4 de xícara de nozes picadas grosseiramente
📌 1/2 xícara de damascos picados grosseiramente
📌 1/2 xícara de uvas-passas pretas sem sementes
📌 1/4 de xícara de castanhas-do-Pará picadas grosseiramente
📌 1/4 de xícara de amêndoas em lascas
📌 1 pimentão vermelho pequeno, picado
📌 Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Leve ao fogo uma panela com a lentilha, o caldo de legumes, os cravos, a canela e o sal. Cozinhe por 12 minutos. Retire do fogo, escorra, tire as especiarias, deixe a lentilha esfriar e reserve. Em outra panela, leve ao fogo o óleo, a cebola, o gengibre e frite bem. Acrescente o arroz, o vinho, misture bem e deixe refogar por 3 minutos.

Adicione a água e o sal, abaixe o fogo e deixe até o arroz cozinhar. Retire do fogo, deixe esfriar. Em um recipiente, coloque o arroz e a lentilha e adicione os demais ingredientes (nozes, damascos, uvas-passas, castanhas, amêndoas e pimentão picados). Prove o sal e corrija, se necessário. Sirva frio.

Rendimento: 8 porções

Fonte: Yoki (adaptada)

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SALADA COLORIDA (VEGANA)

INGREDIENTES

📌 1 e 1/2 xícara de pimentão picado
📌 1 e 1/2 xícara de brócolis em floretes
📌 1 xícara de cenoura ralada
📌 1/2 xícara de rabanete em fatias
📌 1 colher (sopa) de cebola roxa picada
📌 1/2 xícara do seu molho favorito (sugestão: Molho de Laranja com Hortelã)

MODO DE PREPARO

Junte todos os ingredientes numa saladeira e misture até que os vegetais estejam bem revestidos pelo molho. Leve à geladeira antes de servir.

Nota - O rabanete é um dos onze superalimentos que você deveria consumir mais

Rendimento: 4 porções

Fonte: Food.com

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PAPILLOTE DE FRUTAS (VEGANA)

INGREDIENTES

📌 1 xícara de morangos lavados e cortados ao meio
📌 2 bananas em rodelas
📌 2 kiwis em fatias
📌 1/2 xícara de manga em fatias
📌 4 cravos-da-índia
📌 1/2 xícara de suco de tangerina sem açúcar

MODO DE PREPARO

Corte 4 retângulos de 30 x 25 cm de papel-alumínio. Misture as frutas, coloque no centro de cada retângulo e enfeite com 1 cravo-da-índia. Regue com o suco de tangerina e feche o papel com cuidado, vedando bem e coloque em uma assadeira.

Leve ao forno médio (180º), preaquecido, por cerca de 10 minutos. Sirva morno.

Rendimento: 4 porções

Fonte: Cinthya Maggi

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SOPA CREMOSA DE ABÓBORA (VEGANA)

INGREDIENTES

📌 500 g de abóbora descascada e cortada em cubos
📌 500 ml de água quente ou caldo de legumes
📌 2 folhas de louro
📌 1 dente de alho picadinho
📌 1 cravo
📌 1 pitada de canela em pó
📌 1 pitada de curry
📌 1/2 cebola
📌 1 fio de azeite de oliva
📌 Sal e salsa fresca picada a gosto

MODO DE PREPARO

Grude as folhas de louro na parte cortada da cebola e espete o dente de cravo para segurar as folhas na cebola. Numa panela coloque a abóbora em cubos e cubra com a água quente.

Adicione a cebola com as folhas de louro e o cravo e deixe cozinhar em fogo alto até ferver, depois abaixe o fogo para o médio, retire o cravo da cebola, adicione o curry, a canela, o alho, o sal e cozinhe com a panela semi tampada até que a abóbora esteja macia.

Retire a cebola com as folhas de louro e descarte. Bata a abóbora com o caldo com um mixer até obter uma consistência aveludada e cremosa. Regue com um fio de azeite e sirva com a salsinha picada.

Dica - Pra mim a abóbora mais gostosa para fazer esta sopa é a cabotiá (ou abóbora japonesa), mas se você não encontrar esta pode fazer com outros tipos de abóbora como a paulista ou a moranga.

Rendimento: 2 porções

Fonte: Receita e foto do blog Figos e Funghis

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Neste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lança uma campanha que traz como lema a construção de um mundo mais justo e saudável.

O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.

Nos últimos anos, a SVB vem promovendo iniciativas alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, como ODS 2 (Fome zero e agricultura sustentável), ODS 3 (Saúde e Bem Estar), ODS 12 (Produção de consumos sustentáveis), dentre outras.

Essas ações desenvolvidas em nossas campanhas e programas incentivam o consumo das proteínas vegetais na alimentação garantindo o aporte necessário de macro e micronutrientes, valorizando os aspectos regionais, sazonais e culturais dos ingredientes do nosso país.

Neste dia, a OMS reforça a importância dos principais passos apresentados no nosso Guia alimentar da População Brasileira (2014):

➡ Prefira alimentos in natura como frutas, verduras e legumes;
➡ Busque produtores locais para a suas compras;
➡ Sempre que possível prefira alimentos orgânicos e agroecológicos;
➡ Dê atenção aos momentos que seu corpo irá receber o alimento;
➡ Busque locais tranquilos para realizar suas refeições;
➡ Desenvolva suas habilidades culinárias, teste novas receitas à base de vegetais;

🌱 Coma mais vegetais!

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Segunda sem Carne, descubra novos sabores!
Boa semana 💚🐷🐮🐣🐖🐗🐰🐔🐟🐬🐋🐵🐐🐏💚

Foto: Peeter Tomson - Pexels

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A Páscoa é momento de renascer!
De despertar para vida nova, de compreender e perdoar.

Vamos começar a despertar?

Feliz Páscoa

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#repost @andanews
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Disponível na Neftlix, o documentário Seaspiracy traz uma reflexão necessária à respeito dos ecossistemas marinhos. Tratados como objetos inanimados, os peixes sufocam até a morte após serem retirados da água. Essa crueldade, no entanto, não é prejudicial apenas para eles, mas para os oceanos como um todo.

#seaspiracy #netflix #documentário #exploraçãoanimal #peixes #oceanos #meioambiente #conscientização #anda #agênciadenotícias #direitosanimais #direitosambientais #veganosbrasil #veganos_brasil #goveganfortheanimals💚🐷🐮🐣🐖🐗🐰🐔🐟🐬🐋🐵🐐🐏💚
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Boa noite, super indico a todos assistirem Seaspiracy, Netflix. Triste realidade, vamos compartilhar 🌊🐠🐟🐡

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#repost @sociedadevegetariana
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Deem as boas-vindas para a @valentinabulc que aceitou nosso desafio do #AbrilVegano. 🌱

Dê o seu primeiro passo também. 💚

A SVB disponibiliza materiais gratuitamente para te ajudar a começar.

Acesse: www.svb.org.br/abrilvegano

#SVB #SociedadeVegetariana #SociedadeVegetarianaBrasileira #Veganismo #Vegetarianismo #AbrilVegano #veganosbrasil #veganos_brasil #goveganfortheanimals💚🐷🐮🐣🐖🐗🐰🐔🐟🐬🐋🐵🐐🐏💚
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Boa noite 😘

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#repost @sociedadevegetariana
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Preparamos uma lista especial com alguns locais com refeições e doces sem nada de origem animal para a Sexta-Feira Santa e Páscoa. 💚

Conhece mais algum? Deixe o @ nos comentários. 😉

➡ Para saber mais sobre a campanha Nem Peixe, acesse o link:


www.svb.org.br/nempeixe


ABC - Paulista
@naturaljardim
@raizes.cozinhaveg

Artur Nogueira - SP
@veggvitta.oficial

Caxias do Sul - RS
@brocumelo
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@fitlifedobrasil
@saudeemfatias
@tchevegano
@veganices_doces
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Chapecó - SC
@plantobistronatural

Curitiba - PR
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Gramado e Canela - RS
@gaiacozinhacriativa
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Holambra - SP
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Imbituba - SC
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Manaus - AM
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Porto Alegre -RS
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Salvador - BA
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São Paulo - SP
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Vitória - ES
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SALADA DE ACELGA COM ABACAXI E MOLHO DE VINAGRE BALSÂMICO

INGREDIENTES

Para o molho:
📌 1/4 de xícara de vinagre balsâmico
📌 1/4 de xícara de azeite de oliva extra virgem
📌 1 pitada de açúcar mascavo
📌 Sal e pimenta-do-reino a gosto

Para a salada:
📌 1 prato fundo de acelga fresca cortada em tirinhas de 2 cm
📌 3 rodelas de abacaxi cortadas em cubinhos
📌 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada

MODO DE PREPARO

Misture todos os ingredientes do molho em um recipiente e bata, com o auxílio de um garfo ou mixer, por 1 minuto. Numa saladeira, adicione a acelga, o abacaxi e a cebolinha verde, junte o molho e misture bem.

Leve à geladeira por 30 minutos antes de servir.

Fonte: Receita e foto do blog Brincando de Cozinhar & Cia

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SHITAKE REFOGADO COM RABANETE E BROTOS DE TREVO (VEGANA)

INGREDIENTES

📌 1 bandeja de shitake fresco
📌 3 rabanetes médios cortados em rodelas finas
📌 1 punhado de brotos de trevo
📌 1 punhado de nhoque (opcional)
📌 2 dentes de alho espremidos
📌 Sal, azeite de oliva, shoyu e cebolinha verde a gosto

MODO DE PREPARO

Numa frigideira coloque um fio de azeite e grelhe o nhoque até ficarem dourados. Reserve. Na mesma frigideira coloque mais azeite e o alho espremido e refogue o shitake cortado em tiras, mexa e adicione também os rabanetes.

Deixe refogar por uns 2 minutos. Coloque um pouco de shoyu (de 2 a 3 colheres de chá), mexa e deixe refogar por mais 1 minuto. Acerte o sal, jogue a cebolinha picadinha e misture o nhoque reservado. Na hora de servir coloque um punhado de broto de trevo.

Nota - O rabanete é um dos onze superalimentos que você deveria consumir mais.

Fonte: Receita e foto do blog Cozinha Travessa

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SOPA DE COUVE-FLOR COM ALHO-PORÓ (VEGANA)

INGREDIENTES

📌 1 couve-flor cortada em pedaços pequenos
📌 2 alhos-porós lavados e fatiados
📌 1 colher (sopa) de azeite de oliva
📌 1 cebola pequena picada
📌 1 dente de alho amassado
📌 4 xícaras de água ou caldo de legumes
📌 Sal, pimenta moída e limão a gosto
📌 Amêndoas ou pistaches para servir

MODO DE PREPARO

Coloque o azeite em uma panela e refogue a cebola em fogo baixo até ficar transparente. Acrescente o alho e cozinhe por alguns segundos. Adicione a couve-flor em pedaços, o alho-poró fatiado e refogue por alguns minutos.

Acrescente a água e deixe cozinhar em fogo bem baixo até os legumes estarem totalmente cozidos (aproximadamente 20 minutos). Retire do fogo e faça um purê dos legumes com um mixer. Retorne a panela ao fogo, acerte o sal, cozinhe por mais alguns minutos e retire do fogo.

Divida a sopa em porções, coloque algumas gotas de suco de limão, pimenta moída e pistaches sobre a sopa e sirva.

Fonte: Receita e foto do blog Chez Bianca

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ARROZ VERMELHO COM ALHO E NOZES (VEGANA)

INGREDIENTES

📌 1 xícara de arroz vermelho
📌 2 dentes de alhos picados
📌 1 colher (sopa) de cebolinha picada
📌 1 colher (sopa) de nozes picadas
📌 Sal, pimenta-do-reino branca moída e azeite de oliva a gosto

MODO DE PREPARO

Aqueça uma chaleira de água. Em uma panela pequena, coloque o arroz (pode usar azeite ou não, eu coloquei um fiozinho). Acrescente a água fervida na caçarola, exatamente como se faz qualquer tipo de arroz. Pra dar um toque a mais, esquente um fio de azeite em uma frigideira e doure o alho com um pouquinho de sal e pimenta branca.

Quando o arroz estiver pronto (cerca de 30 minutos depois) é bacana deixá-lo descansar tampado por aproximadamente 5 minutos. Passado esse tempo, despeje o alho, acrescente as nozes e a cebolinha misture e sirva.

Fonte: Receita e foto do blog Lentilhas

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PATÊ DE ABOBRINHA E AMÊNDOAS (VEGANA)

INGREDIENTES

📌 1 xícara de amêndoas (deixe-as de molho na água durante a noite)
📌 2 abobrinhas pequenas, cortadas em cubos
📌 2 dentes de alho picados finamente
📌 Suco de ½ limão ou a gosto
📌 Sal e pimenta-do-reino a gosto
📌 Azeite de oliva (para regar)

MODO DE PREPARO
Coloque todos os ingredientes em um processador ou liquidificador até formar um purê homogêneo. Regue com um pouco de azeite e sirva.

Dica - Fica ótimo com torradas. Essas foram feitas com azeite e chimichurry.

Fonte: Receita e fotos do blog Na Cozinha Dela

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VOCÊ SABIA?

70

QUANTIDADE – EM BILHÕES – DE ANIMAIS TERRESTRES QUE SÃO MORTOS ANUALMENTE PARA CONSUMO HUMANO.

181

NÚMERO DE ANIMAIS MORTOS PELA PECUÁRIA BRASILEIRA EM APENAS UM SEGUNDO. 24 HORAS POR DIA.

70

70% DAS DOENÇAS MODERNAS SÃO DE ORIGEM ANIMAL E GRANDE PARTE DELAS LIGADAS À PECUÁRIA.

18

18% DAS EMISSÕES MUNDIAIS DE GASES DO EFEITO ESTUFA SÃO CAUSADOS PELA PECUÁRIA.

DEPOIMENTOS

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