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Vídeo original do Facebook Mercy For Animals Brasil

O QUE É VEGANISMO?

“O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. Dos veganos junk food aos veganos crudívoros – e todos mais entre eles – há uma versão do veganismo para todos os gostos. No entanto, uma coisa que todos nós temos em comum é uma dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais.”

Definição criada pela The Vegan Society, da Inglaterra, mais antiga entidade vegana do mundo.

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Vegano – ou vegana –, portanto, é a pessoa que pratica o veganismo, não contribuindo para o sofrimento dos animais.

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TABULE COM TOMATE-CEREJA (VEGANA)

INGREDIENTES⁣

📌 1/2 xícara de trigo para quibe (triguilho)
📌 1 xícara de água
📌 1 pepino japonês pequeno
📌 150 g de tomates-cereja cortados ao meio
📌 1 cebola roxa pequena, picada
📌 Suco de meio limão
📌 Folhas de hortelã e salsinha picadas a gosto
📌 Sal, pimenta moída na hora e azeite de oliva a gosto

MODO DE PREPARO

Deixe o trigo de molho na água por duas horas (ou siga as instruções da embalagem). Descasque o pepino, corte ao meio, retire as sementes com uma colher pequena e corte em cubinhos. Misture o trigo com os tomates, o pepino, a hortelã e a salsinha.

Tempere com sal, pimenta, azeite de oliva e limão e sirva.

Fonte: Chez Bianca

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MACARRÃO À MODA ORIENTAL (VEGANA)⁣

INGREDIENTES⁣⁣
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📌 200 g de macarrão para yakisoba (sem ovos)⁣
📌 4 buques de brócolis separadinhos⁣
📌 1 batata média cortada em cubos⁣
📌 1 xícara de cogumelo shitake cortado em tiras⁣
📌 1/2 xícara de cogumelo paris cortado em lâminas⁣
📌 3 colheres (sopa) de alho-poró⁣
📌 1 cebola pequena, picada⁣
📌 1 xícara de broto de feijão⁣
📌 4 couves-de-bruxelas cortadas ao meio⁣
📌 3/4 de xícara de shoyu, ou a gosto⁣
📌 1/2 xícara de água⁣
📌 1 1/2 colher (chá) de molho de pimenta, ou a gosto⁣
📌 Sal e azeite de oliva a gosto⁣

MODO DE PREPARO⁣

Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem e reserve. Cozinhe os vegetais e o cogumelo paris no vapor, reserve. Doure a cebola juntamente com o cogumelo shitake em uma frigideira com azeite, adicione o alho-poró e refoque por alguns instantes, adicione o broto de feijão, o cogumelo e os vegetais, junte o shoyu, a água, o molho de pimenta e sal a gosto. ⁣

Deixe ferver, desligue o fogo e deixe tampado por mais cinco minutos. Misture o molho ao macarrão e sirva.⁣

Fonte: Projeto Vegan - Fotos: Bruna Green⁣
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SOPA DE BATATA, ALHO-PORÓ E ESPINAFRE (VEGANA)⁣

INGREDIENTES⁣⁣
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📌 3-4 colheres (sopa) de azeite de oliva⁣
📌 4 xícaras de alho-poró picado (somente a parte branca e verde clara), bem lavado⁣
📌 450 g de batatas (de preferência yacon) descascadas e cortadas em cubinhos⁣
📌 1 colher (chá) de curry em pó, ou a gosto⁣
📌 1 colher (chá) de sal, ou a gosto⁣
📌 1/4 de colher (chá) de pimenta-do-reino preta moída na hora⁣
📌 4 1/2 xícaras de caldo de legumes⁣
📌 1 xícara de leite vegetal⁣
📌 150 g de espinafre fresco picado⁣

MODO DE PREPARO⁣

Aqueça o azeite de oliva em uma panela grande, pesada, em fogo médio. Adicione o alho-poró, a batata, o curry em pó, sal e pimenta e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que o alho-poró esteja macio (cerca de 5-10 minutos). ⁣

Junte o caldo de legumes, leve para ferver e cozinhe, destampado, até que as batatas estejam macias (cerca de 5-10 minutos). Transfira 1 xícara de sopa para um liquidificador (cuidado ao misturar líquidos quentes) e bata até ficar homogêneo. Volte este purê à panela, misture o leite e leve para ferver. Junte o espinafre e cozinhe até que ele murche (cerca de 1 minuto).⁣

Dica - A sopa, sem o espinafre, podem ser preparada com até 2 dias de antecedência. Nesse caso, deixe esfriar, destampada, em seguida, leve à geladeira tampada. Para servir, leve para ferver, junte o espinafre e cozinhe até que este murche (cerca de 1 minuto) e sirva.⁣

Fonte: Blog Playing House (adaptada)⁣
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REFOGADO DE ABÓBORA COM JILÓ (VEGANA)⁣

INGREDIENTES⁣⁣
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📌1 abóbora cabotiá média⁣
📌1 jiló⁣
📌3 colheres (sopa) de azeite de oliva⁣
📌1 dente de alho amassado, ou a gosto⁣
📌Sal, pimenta-do-reino moída na hora e cebolinha verde a gosto⁣

MODO DE PREPARO⁣

Corte a abóbora e o jiló em cubinhos do mesmo tamanho. Numa panela, aqueça o azeite, adicione a abóbora, o jiló, o alho, o sal e a pimenta-do-reino e refogue. Coloque água até cobrir tudo e cozinhe em fogo brando, até ficar bem macio. Polvilhe a cebolinha picada antes de servir.⁣

Rendimento: 10 porções⁣

Fonte: M de Mulher⁣
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CROQUETE ASSADO DE MILHO (VEGANA)⁣

INGREDIENTES⁣⁣
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Para os croquetes:⁣
📌 1 lata de milho verde cozido no vapor⁣
📌 1 xícara de leite vegetal⁣
📌 1 cebola picada⁣
📌 1 colher (chá) de azeite de oliva⁣
📌 4 colheres (sopa) de farinha de arroz⁣
📌 1 colher (café) de sal, ou a gosto⁣
📌 2 colheres (sopa) de salsa picada⁣

Para empanar:⁣
📌 2 colheres (sopa) de azeite de oliva⁣
📌 Mistura de linhaça para empanar⁣
📌 1 xícara de farinha de rosca ou de mandioca⁣

MODO DE PREPARO⁣

Bata rapidamente o milho com o leite e a farinha de arroz no liquidificador apenas para quebrar um pouco os grãos. Em uma panela antiaderente, coloque a cebola e o azeite e deixe refogar por 5 minutos. Mexa bem e vá adicionando a mistura do liquidificador. ⁣

Tempere com o sal e a salsa, mexa bem até soltar da panela. Retire do fogo, coloque em um prato e deixe esfriar. Unte uma assadeira com metade do azeite. Molde os croquetes, passe pela mistura de linhaça e depois pela farinha de rosca (ou de mandioca). ⁣

Pincele os croquetes com o restante do azeite e leve ao forno alto (250ºC) por cerca de 20 minutos (o tempo pode variar de um forno para outro), virando na metade do tempo. Retire do forno e sirva em seguida.⁣
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Fonte: Cinthya Maggi (adaptada)⁣
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Bom domingo a todos 💚😘

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Dia chuvoso, que soninho🥱

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16 de Outubro é o Dia Mundial da Alimentação.

Alimente seu corpo de paz, sua alma de compaixão, sua vida de saúde. 💚💚💚💚💚

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Bom dia!! Mas que amor 🥰🥰

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BATATA PICANTE COM SEMENTES DE COMINHO E AMENDOIM (VEGANA)⁣

INGREDIENTES⁣

📌 3 batatas grandes cozidas e cortadas em palitos⁣
📌 1 colher (sopa) de sementes de cominho⁣
📌 1 pitada de assa-fétida⁣
📌 1/4 de colher (chá) de açafrão em pó⁣
📌 1 pimenta-malagueta verde, sem sementes, finamente picada, ou a gosto⁣
📌 1/2 xícara de amendoim torrado, grosseiramente triturados⁣
📌 Sal, óleo vegetal e folhas de coentro a gosto⁣

MODO DE PREPARO⁣

Aqueça o óleo vegetal em uma panela pesada (de fundo grosso). Adicione a assa-fétida e as sementes de cominho. Quando as sementes de cominho começarem a pipocar, adicione a pimenta-malagueta verde picadinha e refogue por alguns segundos. Em seguida, adicione as batatas, tempere com sal a gosto e misture tudo, assegurando que as batatas fiquem revestidas com as sementes de cominho. ⁣

Cozinhe por alguns minutos, mexendo (delicadamente) de vez em quando. Por fim, adicione os amendoins e as folhas de coentro picadas. Desligue o fogo, transfira para uma tigela e sirva.⁣

Rendimento: 2-3 porções⁣

Fonte: Blog Archana's Kitchen⁣

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RISOTO APAELLADO (VEGANA)⁣

INGREDIENTES⁣

📌 500 g de arroz integral cozido⁣
📌 2 xícaras de caldo de legumes⁣
📌 1 lata de tomates pelados⁣
📌 1 xícara de cenouras raladas⁣
📌 1 xícara de cogumelos paris frescos⁣
📌 1/2 xícara de azeitonas picadas⁣
📌 3 colheres (sopa) de azeite de oliva⁣
📌 1 colher (sopa) de salsão bem picadinho⁣
📌 1/2 xícara de ervilhas frescas⁣
📌 1 dente de alho, amassado⁣
📌 Sal, pimenta-do-reino moída na hora e alecrim a gosto⁣

MODO DE PREPARO⁣

Aqueça o azeite de oliva e refogue o alho. Junte a cenoura, o cogumelo paris, o salsão e refogue bem. Acrescente o arroz cozido, os tomates pelados e o caldo de legumes. Cozinhe por alguns minutos. Acrescente os demais ingredientes, deixe cozinhar até que o arroz esteja em ponto de risoto (nem seco, nem encharcado) e sirva.⁣

Nota - Não é paella, não é risoto. É uma mistura dos dois. Muito boa, por sinal! Se quiser, pode levar ao forno para gratinar com queijo vegano por cima. Nós só fazemos isso quando temos um jantar mais formal. Senão, sai do fogo direto para a mesa.⁣

Fonte: Blog Ser Vegana⁣

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ANTEPASTO AGRIDOCE COM NOZES E CASTANHAS (VEGANA)⁣

INGREDIENTES⁣

📌 1/4 de xícara de azeite de oliva⁣
📌 1 berinjela cortada em tiras finas⁣
📌 4 colheres (sopa) de vinagre⁣
📌 2 colheres (sopa) de açúcar⁣
📌 1/3 de xícara de uvas-passas pretas⁣
📌 1/4 de xícara de castanhas-de-caju⁣
📌 1/4 de xícara de nozes⁣
📌 Sal e pimenta-calabresa a gosto⁣

MODO DE PREPARO⁣

Esquente uma frigideira com o azeite e junte todos os demais ingredientes. Cozinhe por cerca de 10 minutos, ou até que a berinjela fique macia, mexendo de vez em quando. Sirva frio com torradas.⁣

Rendimento: 6 porções⁣

Fonte: M de Mulher ⁣

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BOLO DE BANANA COM CASTANHAS (VEGANA)⁣

INGREDIENTES⁣

Ingredientes secos (peneirados):⁣
📌 3 xícaras de farinha de trigo⁣
📌 1 1/2 xícara de açúcar cristal⁣
📌 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio⁣
📌 1 colher (sopa) de canela em pó⁣
📌 1 xícara de castanha-do-pará laminada ou picada miúda (nozes e macadâmias também caem super bem)⁣

Ingredientes molhados:⁣
📌 9 bananas nanicas bem maduras, amassadas⁣
📌 1 xícara de óleo vegetal⁣
📌 1 colher (sopa) de essência de baunilha⁣
📌 2 colheres (sopa) de sementes de linhaça em pó misturadas a 2 colheres (sopa) de água - deixe em fogo baixo até quase ferver (substitui o uso de ovos e é uma excelente adição de ômega 3 à receita)⁣

MODO DE PREPARO⁣

Misture todos os ingredientes secos. Reserve. Misture os ingredientes molhados e então junte-os aos ingredientes secos. Unte duas formas de furo no meio com óleo e enfarinhe. Divida a massa entre elas e leve ao forno a 200-220°C por aproximadamente 50 minutos (o tempo pode variar de um forno para outro).⁣

Fonte: Menu Vegano ⁣

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PIZZA DE CEBOLINHA E FUNCHO (VEGANA)⁣

INGREDIENTES⁣

📌 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem⁣
📌 1 xícara de cebolinha verde picada (somente a parte branca e verde-clara, próximas da raiz)⁣
📌 500 g de funcho (bulbo) picado (remova as camadas exteriores)⁣
📌 2 dentes de alho grandes picados⁣
📌 2 colheres (sopa) de folhas de erva-doce picadas⁣
📌 1 disco de pizza integral (se preferir, prepare a massa em casa)⁣
📌 Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto⁣
📌 Substituto para parmesão ralado a gosto (opcional)⁣

MODO DE PREPARO⁣

Pré-aqueça o forno a 200°C. Numa frigideira grande e pesada, aqueça metade do azeite em fogo médio, adicione a cebolinha e cerca de 1/2 colher (chá) de sal, ou a gosto. Cozinhe, mexendo sempre, até que a cebolinha esteja macia (cerca de cinco minutos). Adicione o funcho e o alho picados e misture. Cozinhe, mexendo sempre, até que o funcho comece a amolecer (cerca de cinco minutos). ⁣

Abaixe o fogo, tampe e cozinhe, mexendo sempre, até que o funcho esteja bem macio e começando a caramelizar (cerca de 15 minutos). Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, misture as folhas de erva-doce picadas e retire do fogo. Pincele a massa de pizza com o restante do azeite de oliva e espalhe sobre ela a mistura de funcho e cebolinha. Leve ao forno para assar até atingir o ponto de sua preferência. ⁣

Retire do forno, polvilhe com o substituto para parmesão ralado e sirva.⁣

Dica - Se desejar, antes de acrescentar a mistura de funcho e cebolinha, espalhe sobre a massa uma camada de queijo vegetal caseiro ou o queijo vegetal de sua preferência.⁣

Fonte: NYT Cooking⁣

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❤️💚❤️💚

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Ser criança é ser feliz e desfrutar intensamente de todos os instantes da vida. Feliz Dia das Criança!

12 de Outubro - Dia das Crianças

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Bom sábado a todos com muito amor 💚💚💚

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MASSA BÁSICA PARA PÃO (VEGANA)

INGREDIENTES

📌 1 kg de farinha de trigo peneirada
📌 30 g de fermento biológico fresco
📌 30 g de sal marinho
📌 30 g de açúcar
📌 600 ml de água

MODO DE PREPARO

Em uma superfície de trabalho plana e limpa, peneire a farinha da melhor qualidade que conseguir, fazendo um monte, depois abrindo um vão. Despeje nesse vão a água, o açúcar e o fermento bem esmigalhado. Distribua o sal nas bordas desse monte de farinha para que não prejudique a ação do fermento.

Espere que o fermento se manifeste, antes de por a mão na massa! Misture tudo com um garfo em movimentos circulares de dentro para fora, depois com as mãos, em movimentos ritmados de ir e vir com o pulso, levando e trazendo a massa, sovando-a bem.

Molde a massa em formato de bola e deixa-a crescer por cerca de 1 hora acondicionada numa vasilha coberta com um pano. Após esse tempo, sove mais um pouco retirando todos o ar de seu interior. Molde-a novamente como uma bola, coloque-a sobre uma assadeira ligeiramente untada com óleo, cubra e espere que cresça mais uma vez, até que dobre de tamanho. Preaqueça o forno a 180º C.

Com uma lâmina bem afiada, risque 4 linhas como a figura de um quadrado, na parte superior dessa bola, levando para assar imediatamente após, por cerca de 40 minutos, tempo esse necessário para que o centro do pão possa ficar bem assado.

Dicas - Nada impede que essa massa seja dividida e modelada de acordo com sua preferência. Nesse caso, a temperatura do forno precisa ser aumentada para cerca de 220° C, consequentemente o tempo cairá pela metade.

Fonte: Blog do Marbene

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TOFU COM ESPINAFRE E GERGELIM (VEGANA)

INGREDIENTES

📌 1 colher (sopa) de óleo vegetal
📌 250 g de tofu firme, cortado em cubos pequenos
📌 1 dente de alho grande picado, ou a gosto
📌 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
📌 1/4 de colher (chá) de pimenta-vermelha em flocos, ou a gosto (opcional)
📌 180 g de espinafre baby, devidamente higienizado
📌 2 colheres (sopa) de gergelim torrado
📌 1 colher (chá) de óleo de gergelim
📌 Shoyu a gosto

MODO DE PREPARO

Numa wok ou frigideira antiaderente grande, aqueça o óleo em fogo médio-alto, adicione o tofu e frite-o até ficar levemente dourado (3-5 minutos). Adicione o alho, o gengibre e a pimenta, cozinhe, mexendo, por cerca de um minuto e adicione shoyu a gosto.

Junte o espinafre e refogue por cerca de um minuto. Misture as sementes de gergelim, e adicione mais shoyu a gosto. Retire do fogo e, com o auxílio de um pegador, transfira a mistura para uma travessa, deixando para trás o líquido na panela. Regue com o óleo de gergelim e adicione mais shoyu, se desejar.

Dica - Sirva com arroz, outros grãos ou macarrão. Também fica ótimo como recheio de pão pita.

Fonte: NYT Cooking

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VOCÊ SABIA?

70

QUANTIDADE – EM BILHÕES – DE ANIMAIS TERRESTRES QUE SÃO MORTOS ANUALMENTE PARA CONSUMO HUMANO.

181

NÚMERO DE ANIMAIS MORTOS PELA PECUÁRIA BRASILEIRA EM APENAS UM SEGUNDO. 24 HORAS POR DIA.

70

70% DAS DOENÇAS MODERNAS SÃO DE ORIGEM ANIMAL E GRANDE PARTE DELAS LIGADAS À PECUÁRIA.

18

18% DAS EMISSÕES MUNDIAIS DE GASES DO EFEITO ESTUFA SÃO CAUSADOS PELA PECUÁRIA.

DEPOIMENTOS

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