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Vídeo original do Facebook Mercy For Animals Brasil

O QUE É VEGANISMO?

“O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. Dos veganos junk food aos veganos crudívoros – e todos mais entre eles – há uma versão do veganismo para todos os gostos. No entanto, uma coisa que todos nós temos em comum é uma dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais.”

Definição criada pela The Vegan Society, da Inglaterra, mais antiga entidade vegana do mundo.

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Vegano – ou vegana –, portanto, é a pessoa que pratica o veganismo, não contribuindo para o sofrimento dos animais.

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MACARRÃO COM TOFU CROCANTE, BRÓCOLIS E CHAMPIGNON (VEGANA)

INGREDIENTES

📌 400 g de tofu firme, drenado e cortado em cubos de cerca de 2 cm
📌 1 colher (sopa) de amido de milho
📌 2 colheres (sopa) de óleo vegetal
📌 220 g de champignons em fatias finas
📌 4 dentes de alho picados
📌 1 colher (sopa) de gengibre fresco, descascado e ralado ou a gosto
📌 3 xícaras de floretes de brócolis, cortados do tamanho da mordida
📌 3 colheres (sopa) de molho hoisin
📌 1 colher (chá) de molho de pimenta asiática Sriracha
📌 400 g de macarrão tipo noodles
📌 2 ramos de cebolinha verde, em fatias finas
📌 1 colher (chá) de óleo de gergelim

MODO DE PREPARO

Misture delicadamente os cubos de tofu com o amido de milho até revesti-los. Em uma wok ou frigideira grande, aqueça 2 colheres (chá) de óleo vegetal em fogo médio-alto e cozinhe o tofu, virando ocasionalmente, até ficar crocante e dourado (8 a 10 minutos), coloque sobre papel toalha e reserve.

Cozinhe o macarrão conforme instruções da embalagem. Enquanto o macarrão cozinha, na mesma wok em que preparou o tofu, aqueça o restante do óleo vegetal em fogo médio-alto, adicione os cogumelos, o alho e o gengibre e refogue até que os cogumelos comecem a amolecer (cerca de 2 minutos). Adicione os floretes de brócolis e refogue cerca de 3 minutos. Junte o molho hoisin, o molho de pimenta e 3/4 de xícara de água e deixe ferver.

Reduza para fogo baixo, adicione o macarrão cozido, misturando delicadamente, e cozinhe por cerca de 2 minutos, ou até que o molho tenha engrossado. Adicione o tofu, a cebolinha verde e o óleo de gergelim, salteie por mais um 1 minuto e sirva.

Rendimento: 4 porções

Fonte: Canadian Living

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BATATA LAMINADA COM ALHO E TOMILHO (VEGANA)

INGREDIENTES

📌 1 e 1/2 kg de batata (de preferência ágata ou binge)
📌 4 colheres (sopa) de azeite de oliva ou a gosto
📌 1 cabeça de alho inteira e com casca
📌 1/2 colher (chá) de tomilho
📌 Sal e pimenta-do-reino preta moída a gosto

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Corte fora a parte superior da cabeça de alho apenas o suficiente para expor alguns dos dentes, coloque sobre um pedaço de papel alumínio, regue com 1 colher (sopa) de azeite de oliva, embrulhe e leve ao forno até que o alho esteja castanho claro e macio (cerca de 45 minutos). Reserve até esfriar o suficiente para manipular. Enquanto isso, lave e seque as batatas. Com a ajuda de uma fatiador ou processador de alimentos corte-as uniformemente, em fatias com cerca de 3 mm de espessura e reserve.

Numa tigelinha, esprema o alho assado (remova a casca), adicione o azeite de oliva restante, o tomilho e sal a gosto. Com a parte traseira de uma colher misture bem até formar uma pasta. Raspe a pasta de alho sobre as fatias de batata e com as mãos, procure envolvê-las o máximo possível com essa mistura. Disponha as fatias de batata em uma travessa que vá ao forno (elas devem ficar juntas o suficiente para não cair, mas não muito coladas). Se desejar, regue com um fio de azeite.

Polvilhe as batatas com sal e pimenta-do-reino moída a gosto e asse por cerca de 1 hora ou até que estejam macias no centro e douradas e crocantes nas bordas.

Fonte: Receita e foto do blog The HauteMeal

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BATATA-DOCE COM NABO E GRÃO-DE-BICO (VEGANA)

INGREDIENTES

📌 100 g de grão-de-bico cozido
📌 350 g de batata-doce, descascada e cortada em pedaços
📌 350 g de nabo, descascado e cortados em pedaços
📌 1 cebola picada
📌 2 dentes de alho, finamente picados
📌 1 pimenta vermelha, sem sementes, finamente picada
📌 1/2 colher (chá) de páprica defumada
📌 1/2 colher (chá) de orégano seco
📌 1/2 colher (chá) de sal marinho
📌 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
📌 1 colher (sopa) de salsinha fresca picada
📌 Suco de meio limão ou a gosto

MODO DE PREPARO

Coloque o azeite em uma frigideira ou panela grande com tampa, em fogo médio. Quando o azeite estiver quente, adicione a cebola e refogue por cerca de 5 minutos, mexendo sempre, ou até que a cebola esteja macia e translúcida.

Adicione a batata-doce, o nabo, o alho e a pimenta, juntamente com duas colheres de sopa de água. misture bem, reduza o fogo, tampe e cozinhe, levantando a tampa e mexendo de vez em quando, por 20-25 minutos ou até que os legumes estejam macios e começando a dourar ligeiramente.

Retire a tampa, adicione o grão-de-bico cozido, o sal, a páprica defumada e o orégano e cozinhe, mexendo, por mais 5 minutos. Retire a panela do fogo, esprema sobre a mistura o suco de limão, polvilhe com a salsa picada e sirva.

Rendimento: 2 a 4 porções

Fonte: Receita e foto do blog The Circus Gardener's Kitchen

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PANETONE DE FRIGIDEIRA (VEGANA)

INGREDIENTES

📌 1 colher (sobremesa) de óleo ou creme vegetal
📌 1 colher (chá) de essência de panetone
📌 1 colher (sopa) de açúcar
📌 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
📌 1 colher (sopa) de semolina grano duro
📌 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
📌 2 colheres (sopa) de uvas-passas, ou frutas cristalizadas ou chocolate preto picado
📌 1/4 de xícara de água (aproximadamente) colocada aos poucos

MODO DE PREPARO

Em um recipiente, coloque os ingredientes na ordem acima, colocando a água com muito cuidado até atingir uma consistência pastosa. Deite a mistura em uma frigideira antiaderente, tampe e leve ao fogo baixo por 3 minutos de cada lado.

Panetone de Frigideira (vegana)

Fonte: Receita e fotos de Valeria Elena Paioli, do blog Minhas Vegmidas

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CESTINHAS DE PALMITO E BRÓCOLIS (VEGANA)

INGREDIENTES

Para a massa:
📌 2 xícaras de farinha de trigo
📌 1 colher (chá) de fermento em pó
📌 1 colher (sobremesa) de sal
📌 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
📌 100 ml de leite de coco
📌 1/4 de xícara de água

Para o recheio:
📌 1 vidro de palmito
📌 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
📌 1 colher (sopa) de azeite de oliva
📌 200 ml de leite de aveia*
📌 1 xícara de brócolis cozido
📌 Sal, manjericão, alecrim e orégano a gosto

*Coloque 2 colheres (sopa) de aveia em flocos em 200 ml de água. Deixe descansar por 1 hora, bata no liquidificador e coe.

MODO DE PREPARO

Massa:
Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o azeite, o sal e o fermento até obter uma farofa. Em um copo, dilua o leite de coco na água. Acrescente a mistura aos poucos à farofa, até a massa ficar homogênea (às vezes não é necessário usar todo o líquido). Em superfície enfarinhada, amasse bem a massa com as mãos. Abra com um rolo de macarrão até ficar bem fininha. Reserve.

Recheio:
Em uma panela, leve ao fogo o azeite e a farinha de trigo. Mexendo, vá acrescentando o leite de aveia. Misture bem, até dissolver a farinha. Acrescente os outros ingredientes e mexa até obter um creme consistente.

Montagem:
Unte forminhas para cupcakes (ou empada) com óleo. Corte pedaços retangulares da massa. Coloque-os nas formas e acrescente o recheio. Leve ao forno a 180ºC por cerca de 15 minutos ou até a massa ficar douradinha.

Rendimento: 25 cestinhas

Fonte: Casa e Jardim - Receita de Raquel Soares dos Anjos

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Uma linda noite a todos! 💚❤️💚❤️💚

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Simples assim!😉

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Segunda sem Carne, que tal fazer sua refeições hoje sem crueldade no seu prato? Quer tentar?

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#repost @mfa_brasil
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Assim como cachorros e gatos, porcos são brincalhões, carinhosos e merecem o nosso amor.

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#repost @andanews
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As duas mulheres que foram presas no último domingo (17) pela morte de dois filhotes de cachorro na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, foram acusadas de zoofilia. Os animais, mortos a pauladas, também teriam sido abusados sexualmente pela dupla.

Além dos cães mortos, outros seis cachorros, sendo uma fêmea adulta com cinco filhotes, foram encontrados na casa das mulheres. Resgatados pela ONG Vida Animal, eles estão recebendo os cuidados necessários.

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Segunda sem Carne, descubra novos sabores!

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#repost @andanews
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O ator Joaquin Phoenix se negou a interpretar o papel de toureiro em um filme para se manter alinhado aos seus princípios de defesa aos direitos animais. Ele também já se recusou a colocar um peixe em um anzol durante as gravações de um longa-metragem.
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ARROZ BASMATI COM ASPARGOS E ESPECIARIAS (VEGANA)

INGREDIENTES

📌 1 e 1/2 xícara de arroz basmati
📌 2 e 1/2 xícaras de água
📌 2 folhas de louro desidratadas
📌 4 cravos
📌 4 vagens de cardamomo verde
📌 1 pau de canela (4-5 cm)
📌 2 pitadas generosas de açafrão
📌 450 g de aspargos, cortados longitudinalmente em pedaços de cerca de 3 cm
📌 1 colher (sopa) de suco de limão
📌 1 colher (sopa) de óleo
📌 1 colher (chá) de sementes de cominho
📌 1 cebola média, finamente picada
📌 1 colher (chá) de alho picado
📌 1 colher (chá) de gengibre ralado
📌 1 colher (chá) de pimenta vermelha em flocos, ou a gosto
📌 1/2 xícara de caldo de legumes ou água
📌 Sal a gosto

MODO DE PREPARO
Lave o arroz basmati e deixe de molho em água fria por 20 minutos. Coloque água em uma panela grande e adicione as folhas de louro, os cravos, o cardamomo, a canela, o açafrão e sal a gosto. Leve para ferver e adicione o arroz basmati drenado. Quando a água começar a ferver, tampe a panela e deixe o arroz cozinhar em fogo baixo por cerca de 15-20 minutos (desligue o fogo quando toda a água tiver sido absorvida e o arroz estiver cozido).

Enquanto o arroz está sendo cozido, aqueça o óleo em uma panela e adicione as sementes de cominho. Quando elas começarem a pipocar, adicione a cebola picada e uma pitada de sal. Refogue em fogo médio até que a cebola esteja macia (cerca de 5 minutos). Adicione o gengibre ralado, o alho e os flocos de pimenta vermelha, Refogue por mais um minuto.

Adicione o aspargo, o suco de limão e o caldo de legumes ou água e, quando começar a ferver, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio por 5-7 minutos (cuide para que o aspargo não cozinhe demais). Junte os aspargos ao arroz cozido e misture delicadamente com a ajuda de um garfo.

Fonte: Receita e foto do blog Eat, live, burp

FELIZ 2021

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PALITOS DE GRÃO-DE-BICO GRELHADOS COM MOLHO DE TOMATE SECO

INGREDIENTES

Para os palitos de grão-de-bico:
📌 1 e 1/2 copo de farinha de grão-de-bico
📌 1/2 colher (sopa) de sal, ou a gosto
📌 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino moída
📌 1/2 colher (chá) de cominho em pó
📌 1/4 de colher (chá) de pimenta-caiena
📌 2 e 1/2 copos de caldo de legumes

Para o molho de tomate seco:
📌 3 tomates picados
📌 4 tomates secos
📌 1/2 cebola roxa picada
📌 Sal, azeite de oliva e salsinha a gosto

MODO DE PREPARO

Molho de tomate seco:
Numa panela, aqueça o azeite e refogue a cebola. Acrescente o tomate, o tomate seco e sal a gosto. Cozinhe até que o tomate esteja mole. Desligue o fogo. Coloque tudo no liquidificador com a salsinha e bata. Coloque num recipiente e reserve.

Palitos de grão-de-bico:
Em uma panela, misture os ingredientes até que fique uma mistura homogênea. Leve ao fogo alto , misturando sempre. Quando começar a engrossar, abaixe o fogo e deixe cozinhar até que desgrude da panela (é rápido). Espalhe em uma assadeira, deixando meio grosso. Deixe esfriar. Não precisa levar ao forno, não. Quando estiver frio e duro, corte em retângulos e enfie um palito de madeira em cada um. Esquente a chapa de ferro, coloque um fio de azeite e grelhe até que fique dourado. Sirva com o molho.

Nota - Esta receita é muito interessante, porque pode ser feita para ser grelhada em churrasqueira ou em chapa de ferro (usamos a chapa). É um pouco apimentada (é para adultos), mas você pode variar o tempero e servir para a criançada. As crianças com certeza vão gostar.

Fonte: Receita e foto do blog Ser Vegana

FELIZ 2021

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HAMBÚRGUER DE BETERRABA E ARROZ INTEGRAL (VEGANA)

INGREDIENTES
📌 3 beterrabas médias com casca
📌 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
📌 1 cebola roxa, sem casca, cortada em cubos
📌 1/2 colher (chá) de sal
📌 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
📌 1 1/2 xícara de feijão-preto ou roxinho cozido
📌 1 xícara de arroz integral cozido
📌 2 colheres (sopa) de salsinha fresca picada
📌 Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO
Lave bem a casca e corte as pontas da beterraba. Rale no processador ou em um ralo grosso. Em uma frigideira grande, aqueça 2 colheres (sopa) do azeite em fogo médio. Junte a cebola e refogue por 6-8 minutos ou até começar a ficar translúcida. Adicione a beterraba e o sal e misture. Tampe e cozinhe por 10-12 minutos ou até a beterraba ficar macia.

Adicione o vinagre, misture e raspe o fundo da frigideira com uma colher de pau. Espere esfriar um pouco. Em uma tigela, amasse grosseiramente o feijão. Junte a mistura de beterraba, o arroz, a salsinha e pimenta-do-reino a gosto. Acerte o sal e modele seis hambúrgueres com 1 cm de espessura. Em uma frigideira, aqueça o restante do azeite em fogo alto. Frite os hambúrgueres aos poucos. Eles devem chiar em contato com o óleo – esse é o sinal de que está se formando uma crosta.

Frite por 1 minuto, reduza o fogo para médio e frite por mais 2-3 minutos. Com cuidado, vire os hambúrgueres. Frite por 4-5 minutos ou até o ponto desejado.

Nota - O segredo desta receita é o vinagre de vinho tinto, que confere um toque levemente frutado e ácido. É importante "selar" estes delicados hambúrgueres em fogo alto no início do cozimento para criar uma crosta que mantém seu formato.

Rendimento: 6 hambúrgueres médios

Fonte: Receita do livro Veggie Burguers Para Todo Mundo, da Editora Alaúde

FELIZ 2021

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REPOLHO COM SEMENTES DE MOSTARDA (VEGANA)

INGREDIENTES
📌 2 colheres (chá) de óleo
📌 1 colher (chá) de sementes de mostarda preta
📌 1 repolho pequeno em fatias finas
📌 1 cebola em fatias finas
📌 2-3 colheres (sopa) de azeite de oliva
📌 1/2 colher (chá) de sal, ou a gosto

MODO DE PREPARO
Aqueça uma panela de fundo grosso em fogo alto por 2-3 minutos. Adicione o óleo, polvilhe sobre ele as sementes de mostarda e tampe imediatamente. Cozinhe até que as sementes de mostarda parem de pipocar (cerca de 1 minuto). Retire a tampa, adicione o repolho e a cebola, reduza o fogo para médio e refogue rapidamente, mexendo, até que o repolho comece a murchar.

Adicione o azeite e o sal e misture. Depois de cerca de 3-4 minutos, abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por 10-12 minutos, ou até que o repolho esteja macio. Prove o sal, corrija se necessário e retire do fogo. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

Dica - Fica ótimo como acompanhamento, com macarrão ou arroz, ou como recheio de quesadillas.

Rendimento: 4 porções

Fonte: Receita e foto do blog Big Girls Small Kitchen

FELIZ 2021

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BRÓCOLIS À MODA ORIENTAL (VEGANA)

INGREDIENTES
📌 4 xícaras de brócolis cru
📌 2 colheres (sopa) de óleo de gergelim
📌 4 dentes de alho picados, ou a gosto
📌 1 cebola, cortada à juliana
📌 3 colheres (sopa) de açúcar
📌 2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
📌 2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
📌 2 colher (sopa) de água
📌 1 colher (sopa) de amido de milho

MODO DE PREPARO
Em uma panela, aqueça o óleo de gergelim em fogo médio. Adicione o alho e refogue até que doure. Em um copo pequeno, junte o açúcar, o vinagre de arroz e o molho de soja e misture até que o açúcar tenha dissolvido na maior parte.

Adicione o brócolis, a cebola, e a mistura de açúcar na panela, tampe e cozinhe no próprio vapor até que o brócolis esteja com uma cor verde brilhante. Em seguida, retire a tampa e misture bem o conteúdo da panela até que tudo esteja revestido pelo molho. Dissolva o amido nas 2 colheres (sopa) de água, despeje-o na panela e misture.

Cozinhe até que todo o excesso de água tenha evaporado e o brócolis esteja coberto de molho. Sirva quente.

Rendimento: 4 porções

Fonte: Receita e foto do blog The Wannabe Chef

FELIZ 2021

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🥰❤️💚

@gabrielmedina

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Como foi sua Segunda sem Carne?

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VOCÊ SABIA?

70

QUANTIDADE – EM BILHÕES – DE ANIMAIS TERRESTRES QUE SÃO MORTOS ANUALMENTE PARA CONSUMO HUMANO.

181

NÚMERO DE ANIMAIS MORTOS PELA PECUÁRIA BRASILEIRA EM APENAS UM SEGUNDO. 24 HORAS POR DIA.

70

70% DAS DOENÇAS MODERNAS SÃO DE ORIGEM ANIMAL E GRANDE PARTE DELAS LIGADAS À PECUÁRIA.

18

18% DAS EMISSÕES MUNDIAIS DE GASES DO EFEITO ESTUFA SÃO CAUSADOS PELA PECUÁRIA.

DEPOIMENTOS

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