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Vídeo original do Facebook Mercy For Animals Brasil

O QUE É VEGANISMO?

“O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. Dos veganos junk food aos veganos crudívoros – e todos mais entre eles – há uma versão do veganismo para todos os gostos. No entanto, uma coisa que todos nós temos em comum é uma dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais.”

Definição criada pela The Vegan Society, da Inglaterra, mais antiga entidade vegana do mundo.

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Vegano – ou vegana –, portanto, é a pessoa que pratica o veganismo, não contribuindo para o sofrimento dos animais.

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BOLINHO DE MILHO COM SALSINHA (VEGANA)

INGREDIENTES

📌 Salsinha picada a gosto
📌 Cebola picada a gosto
📌 Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
📌 Óleo (para fritar)

MODO DE PREPARO

Rale as espigas de milho, tempere com a salsinha, a cebola, sal e pimenta-do-reino. Molde porções da massa com o auxílio de duas colheres de sobremesa e frite em óleo quente. Quando estiver douradinho, retire e coloque sobre papel toalha. Fica muito bom também em forma de panquequinhas.

Dicas

O milho tem que estar maduro, nem muito aguado, nem muito duro. Os grãos precisam estar flexíveis, não pode sair água. O segredo é a proporção de amido, de germe e de película. Tudo isso é conseguido única e exclusivamente quando se rala a espiga. Já tentei modernidades como processador e liquidificador, mas não dá certo. Talvez porque quando cortamos os grãos, incluímos películas mais duras que no ralo ficariam retidas e ainda diminuímos a proporção de amido necessário para dar a estrutura. Nem preciso dizer que com milho em lata não dá certo, porque o amido já foi gelatinizado com a pasteurização e isto só acontece uma vez.

Créditos: Receita, foto e dicas por Neide Rigo, do blog Come-se

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QUIBE DE ABÓBORA RECHEADO COM COUVE

INGREDIENTES

📌 200 g de macarrão de batata-doce
📌 1 cebola média picada
📌 2 cenouras médias, cortadas em palitos
📌 250 g de abobrinha cortada em palitos
📌 250 g de cogumelos de sua preferência, picados
📌 1 pimentão vermelho médio, cortado em palitos
📌 3 colheres (sopa) de óleo de gergelim
📌 5 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
📌 Sal, azeite de oliva e pimenta-do-reino moída a gosto

MODO DE PREPARO

Cozinhe o macarrão em 2 litros de água fervente temperada com sal por 5 minutos. Escorra e coloque numa tigela com água e bastante gelo para interromper o cozimento. Reserve.

Aqueça uma frigideira em fogo alto com 1 fio de azeite e refogue a cebola até dourar. Tempere com sal e reserve. Repita o mesmo processo com a cenoura, a abobrinha, o pimentão e os cogumelos, separadamente. Escorra e disponha o macarrão em um refratário. Adicione os legumes e cogumelos e tempere com pimenta-do-reino a gosto, o óleo de gergelim e o shoyu. Misture bem e sirva em seguida.

Rendimento: 2-4 porções

Créditos: Ana Maria Braga

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REFOGADO DE NIRÁ (VEGANA)

INGREDIENTES

📌 1 maço de nirá (alho japonês)
📌 1 colher (chá) de óleo de gergelim torrado
📌 1 colher (sobremesa) de shoyu (pode variar dependendo do tipo utilizado)
📌 1 fio de óleo vegetal para untar (usei o de girassol)

MODO DE PREPARO

Lave bem o nirá e pique-o em pedaços de aproximadamente 2 cm. Aqueça a frigideira e coloque um fio de óleo vegetal para untar. Adicione o nirá picado e cozinhe, mexendo vez ou outra, para distribuir bem o calor e homogeneizar o cozimento.

Assim que o nirá murchar um pouco, está cozido. Nesse momento, acrescente o óleo de gergelim e o shoyu e misture bem. Prove o sal e, se necessário, acrescente mais um pouco de shoyu.

DICAS

⭐ O nirá não deve cozinhar demais. O ideal é temperá-lo assim que perder a crocância que tem quando está crua.
⭐ Se o nirá estiver um pouco mais fibroso, o ideal é cortar em pedaços menores.
⭐ Também existe um tipo de nirá chamado de hana (flor em japonês) nirá, pois tem uma espécie de flor na ponta da haste (um pouco parecida com a ponta do aspargo, mas bem mais fininho). O modo de preparo é bem semelhante, embora esse segundo tipo seja um pouco mais duro.
⭐ A quantidade de sal varia de um tipo de shoyu para outro. Por isso, não há como informar a medida exata. Outra questão importante, é procurar um shoyu de fermentação natural e sem a adição de açúcar, glutamato monossódico e/ou corante.

Créditos: Receita, fotos e dicas do blog Tampopo Gourmet

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QUIBE DE ABÓBORA RECHEADO COM COUVE

INGREDIENTES

Para a massa:
📌 600 g de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos
📌 2 xícaras (chá) de trigo para quibe já hidratado em água quente
📌 1/2 cebola bem picada
📌 1 dente de alho espremido ou bem picado
📌 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
📌 1 punhado de manjericão picado
📌 1 punhado de hortelã picada
📌 1 colher (café) de pimenta síria
📌 1 pitada generosa de cominho em pó
📌 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
📌 1 colher (café) de sal

Para o recheio:
📌 200 g de couve-manteiga cortada bem fininhas
📌 2 dentes de alho espremidos
📌 1 fio de azeite de oliva
📌 Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Cozinhe ou asse os cubos de abóbora até que fiquem bem macios (se cozinhar deixe por alguns minutos a abóbora já cozida sobre um escorredor para drenar o máximo de água dela). Amasse a abóbora já cozida e reserve. Aqueça uma frigideira, coloque nela um fio de azeite e refogue brevemente o alho, em seguida junte a couve, adicione sal e mexa. Tampe e deixe murchar por uns 2 minutos, desligue e deixe esfriar.

Numa tigela coloque o trigo já hidratado e todos os temperos e misture bem. Por fim junte a abóbora amassada e torne a misturar novamente até que esteja totalmente incorporado e obter uma massa bem homogênea. Pegue porções da massa e abra um pequeno círculo, coloque um pouquinho da couve refogada dentro e feche moldando em formato de quibe. Repita esta operação com toda a massa e a couve restante.

Preaqueça o forno a 200ºC por 10 minutos. Unte uma assadeira com azeite, coloque os quibes nela, pincele mais azeite sobre cada um deles (só um pouquinho para dourar) e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos (fique de olho, pois o tempo pode variar e sirva em seguida. Fica ótimo com molho apimentado de tahine.

Rendimento: 8 unidades grandes ou 12 médias

Fonte: Blog Figos & Funghis

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A melancia é considerada uma das frutas mais completas ao organismo. Rica em vitaminas e minerais, contribui para a geração de energia do corpo, hidratação e aumenta a imunidade. Além disso, é capaz de prevenir diversas doenças - entre elas, diabetes, infecção urinária e variados tipos de câncer.

Benefícios da melancia comprovados

📌Aumenta a imunidade
📌Auxilia na hidratação
📌Fonte de energia
📌Tem efeito diurético
📌Previne doenças cardiovasculares e câncer
📌Impede o entupimento de artérias
📌Tem poucas calorias

⭐Melancia engorda? Mito.⭐
A melancia pode auxiliar no emagrecimento. Afinal, apresenta baixo teor de gordura, colesterol e calorias - ou seja, é um alimento que não virará gordura no organismo. Ainda, tem um teor notável de fibras, que ajudam na saciedade por mais tempo, promovendo a perda de peso e melhorando o funcionamento do intestino.

E tem mais: a melancia contém citrulina, um aminoácido que se transforma em arginina no organismo. A arginina, por sua vez, tem um importante papel na síntese das proteínas e, então, na queima de gordura.

⭐Pessoas com diabetes não podem comer melancia? Mito.⭐
Sim, se você tem diabetes, saiba que a melancia não está proibida. Contudo, a nutricionista Cindy Cifuente alerta que o consumo isolado de frutas não é indicado, pois causam picos de açúcar no sangue - levando até mesmo à hiperglicemia. A hiperglicemia, por sua vez, pode levar ao desenvolvimento de diabetes. Por isso, peça sempre orientação ao seu médico.

⭐Melancia é boa para os ossos? Verdade.⭐
Por ser uma rica fonte de cálcio, a melancia auxilia na manutenção e fortalecimento dos ossos. Além disso, o licopeno presente na fruta estimula a formação dos ossos e evita sua degradação, combatendo a osteoporose.

Fonte: Portal Minha Vida

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Inhame é um alimento tubérculo muito usado no sudeste e nordeste do Brasil. Ele é o nome dado aos rizomas das plantas do gênero Dioscorea. Serve como base da alimentação de diversos países das Américas, África e Ásia.

O alimento é uma ótima fonte de carboidrato e também de diversos nutrientes úteis para a saúde. Ele pode ser consumido de diversas formas, até mesmo em suco - que traz os mesmos nutrientes do tubérculo, mas com muito menos fibras, o que lhe faz perder alguns benefícios, principalmente para a dieta.

O inhame é uma fonte de carboidratos importante, mas devido a sua quantidade significativa de fibras, ele não eleva as taxas de glicemia do corpo, sendo vantajoso para pessoas com diabetes e quem busca uma reeducação alimentar.

Além disso, ele tem boas quantidades de vitamina C e vitaminas do complexo B (como B1, B3, B5, B6 e B9). Essas vitaminas são importantes para o funcionamento do organismo e também para ação do sistema imunológico.

Apesar de ter um teor baixo de gorduras, o inhame é rico em ácidos graxos mono-insaturados, que são importantes para redução do colesterol LDL.

Benefícios do Inhame
📌 Turbina a proteção do corpo
📌 Ajuda a controlar a pressão arterial
📌 Diminui cólicas
📌 Pode prevenir o câncer
📌 Tem baixo índice glicêmico

⭐Quantidade recomendada⭐
Por mais que o inhame seja um alimento saudável, ele é uma fonte de carboidratos e pode ser calórico, portando o ideal é consumi-lo em baixa quantidade, com uma porção ao dia.

⭐Como fazer inhame⭐
O ideal é consumir o inhame cozido, assado ou feito no vapor. Consumi-lo crú aumenta seu potencial alergênico. Além disso, pessoas com pedras nos rins devem preferir consumi-lo cozido, já que isso reduz seus níveis de ácido oxálico.

Fonte: Portal Minha Vida

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@sociedadevegetariana Você sabia? O ator James Cromwell que interpretou o fazendeiro do saudoso filme Babe - o Porquinho é vegano?

Isso mesmo! E o filme ainda teve um papel importante para ele ao fazer a conexão de que os animais merecem viver. 💚

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Sempre, sempre essa palavra...Gratidão! É a única palavra que expressa nosso sentimento hoje e sempre. 🙏🏻🙏🏻

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Segundou, com S de saúde😍 Você sabia que da pra substituir a carne por verduras e grãos com altas?

Boa semana 💚🐷🐮🐣🐖🐗🐰🐔🐟🐬🐋🐵🐐🐏💚

Foto: Kat Jayne

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Hora do almoçoooooo

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#repost @sociedadevegetariana
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@davidhaye é pugilista e um defensor peso-pesado da dieta baseada em plantas! 🌱

Mais um atleta de alto rendimento para quebrar os mitos sobre a alimentação vegetariana. 💚

Você quer dar o primeiro passo e não sabe por onde começar? A SVB disponibiliza materiais gratuitos de nutrição - entre outros - para te ajudar.

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#repost @mfa_brasil
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Todos os animais merecem ser livres e respeitados!

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Boa noite família vegan #veganosbrasil #veganos_brasil #veganos #goveganfortheanimals💚🐷🐮🐣🐖🐗🐰🐔🐟🐬🐋🐵🐐🐏💚 ...

URAMAKI CALIFÓRNIA SIMPLES (VEGANA)

INGREDIENTES

Para o arroz:
📌 1 xícara (chá) de arroz japonês
📌 2 colheres (sopa) de saquê
📌 2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
📌 1 e 1/2 colher (chá) de sal, ou a gosto
📌 1 colher (chá) de açúcar
📌 2 xícaras de água

Para o recheio:
📌 1 folha de alga Nori (normalmente já vem tostada)
📌 Manga e pepino cortados em tiras
📌 Gergelim preto torrado a gosto
📌 Shoyu (opcional)

MODO DE PREPARO

Arroz:
Em uma panela pequena, ferva a água junto com os demais ingredientes (exceto o arroz). Abaixe o fogo, acrescente o arroz e cozinhe em panela tampada por cerca de 20 minutos ou até secar a água.

Montagem:
Misture o arroz pronto com a quantidade de gergelim que desejar, espalhe-o em uma esteira (sudare), coloque a alga, recheie com manga e pepino, enrole e corte.

Dicas:

- Caso use o gergelim que não vem torrado, basta torrá-lo em uma frigideira antiaderente.
- Quando for enrolar, pressione para que ele fique bem firme. Quando for abrir a esteira, passe um pouco de óleo nas mãos, assim o arroz não gruda. Fazendo umas 3 ou 4 vezes se pega a prática.

Fonte: Receita do blog Projeto Vegan - Fotos: Bruna Green

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VOCÊ SABIA?

70

QUANTIDADE – EM BILHÕES – DE ANIMAIS TERRESTRES QUE SÃO MORTOS ANUALMENTE PARA CONSUMO HUMANO.

181

NÚMERO DE ANIMAIS MORTOS PELA PECUÁRIA BRASILEIRA EM APENAS UM SEGUNDO. 24 HORAS POR DIA.

70

70% DAS DOENÇAS MODERNAS SÃO DE ORIGEM ANIMAL E GRANDE PARTE DELAS LIGADAS À PECUÁRIA.

18

18% DAS EMISSÕES MUNDIAIS DE GASES DO EFEITO ESTUFA SÃO CAUSADOS PELA PECUÁRIA.

DEPOIMENTOS

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